terça-feira, 20 de novembro de 2012

Alimento da alma: As técnicas sutis de Ayurveda para preparar uma refeição

O post de hoje vem falar de sobre os sentimentos e emoções de quem cozinha, de quem prepara a comida.
Nós todos ouvimos a expressão: "Você é o que você come." Para a maioria das pessoas, isso significa simplesmente que as vitaminas, carboidratos e proteínas nos alimentos constrói  as células, o sangue e os ossos do seu corpo.
Mas no Ayurveda, "Você é o que você come" significa algo muito mais sutil e poderoso. A alimentação pode influenciar diretamente sua consciência e sentimentos. Ela pode criar estados de felicidade ou raiva, contentamento ou inquietação, pensamentos do sagrado ou profano. A qualidade do alimento que você come literalmente cria o seu estado de mente, emoções e consciência.
© PoodlesRock/Corbis

Os alimentos que  não são adulterados contem mais da inteligência da natureza, e, assim, cria mais vitalidade, atenção e felicidade quando você se alimenta deles.
Basta pensar neste exemplo: se você comer uma refeição ayurvédica composta de vegetais frescos, orgânicos, grãos integrais e dhal (lentilhas) amorosamente cozido em especiarias deliciosas e decorado com panir (queijo fresco) e chutneys de frutas frescas,  como você se sente depois ? Contente e satisfeito. Agora, considere como você se sente depois de comer uma refeição composta de vegetais enlatados, alimentos processados, ou alimentos fritos em muito óleo, ou alimentos servidos em um restaurante fast-food. O resultado pode ser apatia ou uma sensação de falta de bem-estar.
© Marc Wuchner/Corbis

Ayurveda dá o nome - tamásico para tais alimentos que criam doença, apatia, e até mesmo o comportamento agressivo nas pessoas que fazem uma dieta constante deles. Os alimentos tamásicos podem incluir sobras; embalados, congelados, enlatados e processados​​; vinagres, carne vermelha, álcool, e  alimentos estragados ou rançoso. Os alimentos tamásicos são anti-ojas (ojas é o produto melhor e mais refinado de digestão). Eles resultam em pensamento maçante, emoções deprimidas, e os desequilíbrios físicos.
Os alimentos que favorecem a saúde são os alimentos que têm e criam estados positivos, qualidade espirituail, eles são chamados de alimentos sáttvicos. Sattvicos são alimentos saudáveis​​, criam felicidade, aumentam a agilidade, e são fáceis de digerir. Alimentos Sattvicos incluem laranjas; amêndoas, mel sem aquecimento; amalaki; arroz e cereais integrais, leite, vegetais frescos e orgânicos, doces, frutas suculentas, como manga, mamão e pêra.
© Kirn Vintage Stock/Corbis

Uma dieta de fácil de digestão composta de alimentos sattvicos é recomendado para todo, resulta em boa saúde e é especialmente recomendado para pessoas que escolheram um caminho espiritual na vida. Estes alimentos convertem rapidamente em ojas, o produto da digestão perfeita, que por sua vez cria um brilho na pele, brilho nos olhos e, mental, emocional e equilíbrio físico.

Coma alimentos feitos com amor

Quando você cozinhar para seus amigos ou a família, é importante estar em um estado de espírito feliz. Desde os tempos antigos, os textos ayurvédicos têm apontado que o estado emocional do cozinheiro afeta a qualidade do alimento. É por isso que o ideal, na visão ayurvédica, é servir refeições caseiras sempre que possível, porque os alimentos cozidos em um restaurante por estranhos pode coincidir com um dia em que a energia negativa esteja presente naquele momento do cozinheiro(a) por diversas razões, diferente da energia positiva de uma refeição preparada por alguém que o ama. É especialmente importante atentar-se a este fato ao cozinhar para as crianças. Não há nada para substituir o amor de uma mãe ou pai, o ingrediente-chave na alimentação de uma criança.
© ClassicStock/Corbis

Ao cozinhar, controle o seu ambiente, o foco nos alimentos há de tornar a refeição uma delícia. Desligue a TV, arrume atividades para as crianças, e animais de estimação para fora da cozinha, e se dê o tempo para desfrutar o simples ato de cheirar as especiarias, sentir a textura dos alimentos, brincar com as cores, e se divertir. Ou, se seus filhos, amigos ou cônjuge gostar de ajudar, envolvê-los também será interessante. No entanto, faça a preparação da refeição um momento feliz, seus pensamentos e sentimentos positivos farão as refeições de uma vida, um ato sattvico. 

Coma em um ambiente calmo

Finalmente, é importante comer sua comida em um ambiente calmo e feliz. Esta é realmente uma técnica criativa e ayurvédica de gerenciar de seu ambiente. Fazer comida e arranjos de mesa atraentes aos olhos, e certifique-se a sala de jantar está limpa, agradável e ensolarada, o ar é fresco. Essas coisas influenciam a digestão.
©Aureliano Neto/Gaaya Spice

Comer com a família ou amigos é o ideal, enquanto desfruta de conversa tranquila. Evite discussões intensas ou argumentos na mesa, pois isso pode interferir com a boa digestão. Comer em silêncio, se você está sozinho permite focar os sabores dos alimentos e da bênção e nutrição que oferece. O resultado natural será melhor digestão. Resista ao impulso de ligar a TV ou rádio. Você vai se sentir melhor e mais estável quando você cria uma atmosfera mais sagrada e calma em torno do ato de comer.
Tomar alguns momentos para dar graças por sua comida antes de comer é uma prática universal. É uma oportunidade para lembrar que a comida é uma parte viva da criação, e quando você come você está absorvendo a energia infinita e inteligência da natureza. Dizendo uma oração ou agradecimento também lhe dá a chance de se acalmar depois de um dia ocupado no escritório, para dar a sua digestão a chance de criar ojas de seu alimento. Ojas é a bioquímica mestre ayurvédica que suporta conectividade com a natureza e com os outros. Em última análise, comer é um ato sagrado, um privilégio de que a inteligência divina que sustenta todas as suas ações. Preparar e comer desta forma oferece homenagem a esse que é responsável por dar-nos e sustentar nossas vidas.
Finalmente, após a refeição está terminada, não se apresse  imediatamente. Fique alguns minutos na mesa para ajudar a digestão começar bem e aproveitar a oportunidade para saborear a satisfação de compartilhar uma refeição deliciosa com aqueles que amam.
©Nalini Ruguê/Gaaya Spice


   - Maharishi Ayurveda

4 comentários:

  1. Muito bacana! Compartilhei no Facebook.

    ResponderExcluir
  2. Sabe,com a dieta do bb,que já comentei antes,a angústia se transformou em bem-estar.Já que ele só come legumes,frutas,verduras,mel e quase nada processado!
    Lendo o post de hoje fiquei mais feliz ainda;suas frutas do dia foram pera(que ele ama)e manga.
    bjs pra você

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milena, fico feliz que tenha gostado do post. É com o mesmo carinho que temos que cozinhar nossas comidas, que escrevo os post deste blog. Abraço, espero sempre poder ajudar.

      Excluir