Teste - Como está seu Agni?

A digestão é o principal para a saúde, pois uma boa digestão nutre o corpo. Agni é o nosso fogo digestivo (metabolismo) que é responsável por processar e absorver os alimentos que comemos. Dependendo da força do nosso agni individual, cada pessoa é capaz de digerir certos alimentos melhores do que outros. Então, ao invés, "Você é o que você come", Ayurveda diz: "Você é o que digerir."
Podemos comer o que quisermos, mas se não digeri-lo corretamente, estaremos no caminho para a obtenção de algum tipo de doença. Agni é o fogo em nosso sistema digestivo e quando não alimento adequadamente, ele pode ficar muito quente, ou não suficientemente quente. Em ambos os casos, um mau agni leva a criação de Ama.
Ama é alimento não digerido ( tóxico!) E é responsável por 90% de todas as doenças. Ama é o que não foi eliminado e nem absorvido no processo da digestão, podendo ser também pensamentos, sentimentos, emoções e percepções mal digeridas, cada um desses processos são eventos bioquímicos que influencia as células, tecidos e órgãos.



Sinais de um Agni saudável:

  • Língua rosada;
  • Sente fome próximo às refeições;
  • Intestino funcionando regularmente;
  • Mente trabalhando de forma harmoniosa com os sentidos e consciência;
  • Pele limpa e brilhante;
  • Boa energia vital.
Sinais de um mau Agni:
  • Revestimento esbranquiçado na língua que não sai facilmente;
  • Apetite fraco;
  • Pensamentos nebulosos;
  • Inchaço, gases, constipação e distensão;
  • Letargia ou sonolência. 

Agora que você sabe como está seu Agni, faça o teste e descubra qual é a sua Prakriti ou dosha e regularize seu cotidiano para melhorar seu agni e eliminar ama ou toxinas.

Prakriti é a sua constituição básica. Ela é determinada no momento da concepção e se relaciona com o que você herda geneticamente, qualidades físicas e emocionais. Prakriti especificamente diz respeito a essas qualidades, características e tendências que são estáveis​​. Por exemplo, enquanto você pode experimentar mudanças temporárias, como ganhar ou a perder dez quilos, sentir-se nervoso ou irritado, o desenvolvimento de um resfriado ou gripe, etc, no curso natural da vida você nunca vai ganhar ou perder cinco centímetros da sua altura ou experimentar uma mudança de cor dos olhos. A Prakriti é descrita por três doshas ou forças principais: Vata, Pitta e Kapha. Cada um de nós tem todos os três doshas em nossa constituição, em proporções únicas. Na Ayurveda, sete dosha são descritas, começando pelo predominantes: Vata-predominante, Pitta-predominante, Kapha-predominante; E quatro dual doshas, onde dois doshas são igualmente, ou quase igualmente predominante: Vata-Pitta, Pitta-Kapha e Vata-Kapha e tridoshas igualmente proeminentes: Vata-Pitta-Kapha. 
Para determinar sua Prakriti (composição corporal), escolha as respostas com base no estado de seu ser natural. O foco é você, e não o que acontece recentemente, nem o que você deseja ser. Você pode flutuar entre duas respostas e, nesse caso, escolher ambos. Some os totais para cada v, p e k no final. O teste vai dizer se você é Vata, Pitta, Kapha ou qualquer combinação dos três.
Clique na imagem abaixo para fazer o teste: Qual seu dosha.


                                                       


Nenhum comentário:

Postar um comentário