segunda-feira, 10 de março de 2014

Arroz basmati - Um doce e sattvico deleite


http://www.ayurvedicyogi.com/recipes/

Arroz não é apenas um alimento básico em todo o mundo, mas é um símbolo da cultura fertilidade, saúde e riqueza em muitos países. Em nosso próprio país, é costume jogar arroz em um casal recém-casado, simbolizando votos de prosperidade e fertilidade.
Existem dezenas de variedades de arroz. Algumas das variedades mais comuns de arroz incluem jasmim, , japonês, Arborio, arroz integral, arroz selvagem e arroz Basmati. O arroz basmati é considerado mais fácil de digerir para o Ayurveda. De acordo com o Ayurveda, arroz Basmati é o rei de todos os arrozes. Arroz Basmati é saatvic e puro, equilibra os três doshas, é nutritivo para os tecidos do corpo e é fácil de digerir. Basmati  tem um aroma e sabor sem dúvida o melhor do mundo.
O arroz tem sabor doce de acordo com o Ayurveda. É uma leve, macio, suave e nutritivo. Ele é de natureza fria. O arroz é geralmente bom para equilibrar Vata e Pitta. Ele pode gerar excesso de muco, por isso, arroz em excesso não é considerado ideal para Kapha. Para equilibrar Vata, comer arroz bem cozido, em abundância de água e adicionar uma colher de Ghee. Sobremesas feitas com arroz e leite são particularmente bons para Pitta. Os indivíduos que tentam equilibrar Kapha devem comer menos arroz e de preferência tostá-los antes de cozinhar na água.

Maneiras de usar o arroz

Uma infinita variedade de receitas de arroz está disponível. O arroz pode ser cozido com especiarias, nozes, queijo fresco, legumes e feijão. Arroz de grão curto pode ser cozido com leite para sobremesas. Ayurveda recomenda comer arroz várias vezes por semana, mas o melhor é não comê-lo todos os dias, porque pode ser um pouco pesado. O melhor é alternar arroz ao longo da semana com outros grãos, como quinoa, milho, cevada, cuscuz, e amaranto.

Arroz com vegetais

Arroz Basmati 1 xícara
1/4 xícara ervilhas verdes
1/2 xícara cenouras em cubos
Folhas de coentro picado 1 colher de chá
1/2 colher de chá de gengibre ralado
1 folha de louro
1 cardamomo
1 colher de chá de Masala Pitta
2 xícaras de água
Suco de limão 1 colher de chá
1 colher de sopa de Ghee
Sal a gosto
Mergulhe o arroz por 15 minutos. Aqueça o ghee e frite o gengibre (cebola e alho, se desejar). Adicione a Masala Pitta e frite por cerca de 1/2 minuto em fogo baixo . Adicione o arroz cru e refogue por alguns minutos até que bem revestido com o Ghee e especiarias. Agora, adicione os legumes e frite por mais alguns minutos. Adicione a água , o louro, e cardamomo . Mexa novamente e, em seguida, coloque a água e deixe ferver. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo até que o arroz tenha absorvido a água . Adicione sal a gosto. Coloque o arroz em uma tigela e polvilhe o suco de limão por cima. Decore com folhas de coentro.

Na Kalayasa Pradhata você encontra arroz basmati branco e integral, ghee, especiarias, masala Pitta entre outros produtos deliciosos! Conheça nosso site: www.kalayasapradhata.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário