sexta-feira, 7 de março de 2014

Tchau Verão... Olá Outono!


(Ilustração de Glyn Brewerton)

O Outono inicia-se 13h57 do dia 20 de março de 2014 . Sendo uma estação de transição entre o verão e inverno, verificam-se características de ambas, ou seja, mudanças rápidas nas condições de tempo, maior freqüência de nevoeiros e registros de geadas em locais serranos das Regiões Sudeste e Sul. 
E em Ayurveda que significa que é época de vata! Saímos temporada pitta (verão) e agora há todo um novo conjunto de dicas espertas a seguir para nos manter equilibrados para o outono e inverno.

Mas antes de falar do Outono e dar as diquinhas, vamos falar um pouco sobre porquê  muitos de nós sentimos os efeitos da energia vata com tanta freqüência.
Nós vivemos em uma sociedade com muito desequilíbrio de natureza Vata. Como sabemos,Vata é a energia do movimento, e tudo que se move dentro de nós ou ao nosso redor vai aumentar essa energia. Nosso mundo tornou-se tão rápido e tão cheio de "gratificação instantânea" que todos nós estamos correndo na "velocidade da luz". Ou você está brigando no trânsito ou não tem paciência suficiente para ficar na fila do supermercado, porque o tempo é curto e está passando, essas ansiedades constantes só aumentam o Vata dentro de todos nós. Independentemente do que acontece ou não, Vata é parte do nosso equilíbrio natural e requer atenção.


Tome, por exemplo , a Internet . Quanta coisa é lançado para você diariamente? Temos e-mail pessoal , e-mail de trabalho , as notificações de calendário , mensagens instantâneas / bate-papos , anúncios em sites , animações em flash , facebook, twitter (links para verificar, coisas para ler , as pessoas se conectam) , notícias diárias ... e isso não inclui mesmo o que você está fazendo para o trabalho! Há tantas coisas para olhar e responder, que de repente você sente um burburinho interno (vata!) acontecendo. Certo? Você já se sentiu assim? Para alguns de nós , é divertido de se olhar todos estes anúncios piscando, mostrando as coisas como parte de nossa lista de afazeres . Mas com o tempo, pode ser um aborrecimento constante e sobrecarga de informação. Tornamo-nos facilmente distraídos, cansados, e ansiosos com nosso coração acelerado e pânico ao ver o quão grande é a nossa caixa de entrada . Estou errada?

Esses sentimentos meu amigo são 100% desequilíbrio vata . Este é um exemplo perfeito de como somos afetados e regidos pela energia que nos cerca. Por isso , nós realmente temos que aprender a contrabalançar os rápidos, frios, ásperos, secos, aspectos que a temporada Vata traz. Temos tudo isso acontecendo em nossas vidas diárias, mas agora adicionar em cima dela a Mãe Natureza! Dito isso, muitos de nós não são , naturalmente, vata, mas podem sentir esses efeitos. Se você é um Pitta ou Kapha sentindo um aumento de Vata, siga as dicas de equilíbrio vata abaixo. Você deve equilibrar muito rapidamente e, em seguida, voltar à sua rotina normal.

Dicas para todos para o OUTONO!
• Desligue o computador pelo menos uma hora antes de dormir. Vatas são propensos a insônia e esta é uma ótima maneira de evitar que aconteça.

• Desfrute de uma dieta de equilíbrio de vata, que inclui chás quentes, refeições quentes, legumes cozidos, nozes, abóboras, bananas, maçãs e peras quentes.

• Se você está se sentindo fora de sintonia , experimente um arroz basmati com especiarias, mais molhado e quentinho, por alguns dias até que você se sinta bem novamente.

• Se você estiver se sentindo inchado, com gazes, coma um pedaço pequeno de gengibre cru e você vai se sentir melhor instantaneamente, ou faça um chá com lascas de gengibre!

• Fique bem oleado dentro e por fora . Se você tem pele seca, use óleos em vez de loção! 

• Você pode colocar uma camada de óleo em sua pele antes de tomar banho . Faça uma auto massagem no seu corpo inteiro e deixe descansar 5-10 min . Em seguida, tomar banho. O óleo vai absorver e agir como uma barreira , pois a água resseca nossa pele.

• Manter a sua rotina. Fazendo a mesma coisa ao mesmo tempo todos os dias vai trazer uma estabilidade para vata . Ele irá reduzir a ansiedade , stress, e você será mais produtivo.

• Cubra seus ouvidos quando for sair no vento frio! Vento ( vata na natureza) fica nos ouvidos e pode causar desequilíbrios como agitação mental, dores de cabeça, dores de ouvido, ansiedade e pânico.

• Encher os ouvidos com calmante, ou seja, ouça músicas mais calmas e veja filmes com temas suaves, o seu corpo digere não só alimento, mas também toda a informação/energia que vem de fora e é absorvido pelos seus sentidos.

• Um pouco de luz de velas. Luz quente irá contrabalançar céu nublado e os nossos dias mais curtos . Você vai se sentir aquecido, alegre e acolhedor.

° Exercícios que acalmam a mente são ótimos, como Yoga! Nada de ir naquela aula de spinning com luzes de boate, som altíssimo e um professor gritando no microfone!

*Atenção: Pittas - só aqueça demais, se você estiver se sentindo desequilibrado em Vata, o mesmo vale para Kaphas, só coma nozes, bananas ou algo mais substancial se estiver se sentindo fora do normal, com sintomas do dosha Vata.
Agora para os Vatas, essas dicas valem para sempre!

Se você quiser encontrar arroz basmati, especiarias, ghee, alimentos importantes numa dieta anti Vata, acesse o site: www.kalayasapradhata.com 
E se você quiser também pedir junto os óleos de massagem, entre em contato com: kalayasaaushadi@hotmail.com

Se cuidem!


Texto traduzido e adaptado do site: http://heymonicab.com/
E informações sobre o clima de Outono no Brasil: http://www.cptec.inpe.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário