terça-feira, 19 de junho de 2012

Yes! O chá verde ajuda a emagrecer


Por Marise Berg

Green tea, ou chá verde, é o nome popular da Camellia sinensis, planta nativa da Ásia. Ele contém quantidades substanciais de fitoquímicos que possuem propriedades antioxidantes, polifenóis, metilxantina, taninos e cafeína. O chá não fornece calorias, mas, também não fornece quantidades significativas para as necessidades de energia, vitaminas e sais minerais.

Consumido em doses adequadas, será benéfico ao organismo. Tende a reduzir o nível de gordura e colesterol no sangue, diminuir o risco de doenças do coração, agir contra a coagulação do sangue e pressão alta, ajudar a prevenir cáries e combater o vírus da gripe.

Os flavonóides auxiliam nas atividades da vitamina C, melhorando a absorção e protegendo contra a oxidação. Eles podem ser obstáculos para as substâncias causadoras de câncer como as Nitrosaminas associadas a alimentos defumados e os resíduos de fertilizantes como o Nitrato. A Epigalocatequina, principal polifenol do chá, é um forte inibidor de células cancerígenas.

A Metilxantina e a Cafeína agem especificamente inibindo a enzima Fosfodiesterase, mantendo o metabolismo de carboidratos ativo. No metabolismo dos lipídeos (gorduras), elas agem na inibição da enzima Fosfodiesterase, mantendo a lipólise (degradação da gordura) ativa.

O seu consumo em excesso pode causar constipação, o excesso de fluoreto mancha os dentes e a cafeína em excesso causa insônia. Beber chá quente demais está relacionado ao câncer de esôfago e todos os chás bebidos às refeições reduzem a absorção do ferro dos alimentos.

Imagem: http://topnews.ae

Ayurvedicamente, o chá verde é amargo, doce e adstringente, frio e com um efeito pós-digestivo picante. Diminui Pitta e Kapha, mas, aumenta Vata.  É estimulante nervino, diurético e adstringente, e considerado por algumas pessoas como tendo uma natureza sáttvica. As formas refinadas de chá podem ter propriedades artificiais e danificar a sua força-vital, portanto, é preferível um chá natural de boa qualidade.
É especialmente bom no verão, ajudando a neutralizar o calor e umidade dessa estação. É também eficaz para as enxaquecas. Em excesso, causa insônia, boca seca e sede, além de obstipação e, pelo mesmo motivo, é bom para a diarréia.

 O conteúdo de flavonóides e taninos varia de chá para chá, sendo o verde o maior, seguido pelo Oolong, depois o preto. O verde tem mais ação antioxidante e menos cafeína do que o preto. Adicionar leite ao chá desativa alguns taninos e fluoretos protetores.
Escolha seu chá verde aqui na Kalayasa Pradhata:





Modo de preparo:
O preparo do chá com 3 a 5 g de folhas (de 1 a 2 e ½ colheres de chá) é considerado uma quantidade diária protetora.
  • Ferver 1 xícara de água até 70 o. e desligar o fogo.
  • Adicionar de ½ a 1 colher de chá da erva.
  • Tampar e deixar descansar por 2 minutos.
  • Coar e beber ainda morno.
Marise Berg – Terapeuta e Culinarista Ayurvedica. Estudante de Nutrição do Centro Integrado São Camilo, SP.

Referências
POLUNIN, Miriam. Alimentos que curam. 2ª. ed., São Paulo, Marco Zero, 2007.
ANGELIS, Rebeca. A importância dos alimentos vegetais na proteção da saúde. 2ª. ed, São Paulo, Atheneu, 2006.
SIZER, Francis; WHITNEY, Eleanor. Nutrição – conceitos e controvérsia. 8ª. ed, São Paulo, Manole, 2003.


Nenhum comentário:

Postar um comentário