segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A pimenta Cayena para a Ayurveda


A pimenta Cayena está ganhando seu espaço na gastronomia brasileira, ela chama atenção pela sua cor vermelha quase laranjado, como o sol. Em sânscrito Marichi-phalam que significa o fruto do sol, ou que contém uma grande quantidade de energia solar, por isso, alerta aos Pittas - Pittas de plantão!
A Cayena é a semente em pó da pimenta vermelha originária da Cashemira. É bastante forte e deve ser usada em pequenas quantidades, pode ser usada por Vatas e Kaphas mas não é muito indicado para os de dosha Pitta (fogo + fogo = incêndio).
Sua ações no organismo são: estimulante, expectorante, carminativo, antelmíntico.
Indicações: indigestão, excesso de Ama, fraca absorção, distensão abdominal, vermes, congestões por sinusite, circulação sanguínea fraca. 
Precauções: ulceras, gastrites, enterites, inflamações, irritações em membranas mucosas.  

Para a Ayurveda a Cayena não é uma panaceia, porém é considerado uma especiaria de bastante valor. É uma forte estimulante digestivo, e uma forte dissipador do frio interno e externo. É um alimento para o Agni. 
No entanto, a Cayena pode agravar condições inflamatórias do corpo. Dessa forma, não deve ser usada em grande quantidade porque pode aumentar as propriedades de muitas outras ervas.
Sua natureza é rajasica que pode aumentar a agitação da mente se usada em grande quantidade.
Sendo bem ultilizada a pimenta Cayena é muito boa para o organismo e para o paladar, pode ser usada em diversos pratos sendo salgados ou doces. É sem dúvida uma especiaria maravilhosa para se ter em sua cozinha.

Para comprar a sua pimenta Cayena e outros produtos deliciosos, vá até a loja da Kalayasa Pradhata no Facebook:  https://www.facebook.com/pages/Kalayasa+Pradhata+Ayurvedic+Food+House/291099234299976?sk=app_206803572685797&app_data=176697
ou envie-nos um email: kalayasapradhata@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário