segunda-feira, 28 de maio de 2012

Ode a Ayurveda

Como a maioria já sabe, estive no Panchakarma (tratamento Ayurvédico de desintoxicação e rejuvenescimento do corpo e mente), na semana passada, antes do Panchakarma minha idéia era descrever cada dia dessa experiência. E assim aconteceu, até o segundo dia.
Dali em diante parei meu registros em papel e foto e resolvi ficar apenas com os registros mentais e emocionais.
Não foi nada programado, até porque gosto muito da idéia de imprimir no papel cada momento, cada massagem, cada procedimento e cada conversa. Mas como muita coisa muda após um Panchakarma, resolvi contar como foi de outra maneira.

Viver um Panchakarma não foi apenas sentir remover toxinas e estresse do corpo da fora, foi na verdade comprovar que a Ayurveda não significa ciência da vida a toa. Na verdade, ela é mais do que uma medicina, ela é uma amiga que em momentos tensos ou tristes ela te dá um excelente conselho, quando seu corpo dói e seu organismo reclama ela te dá um acolhedor abraço. E o mais curioso, parece te conhecer melhor do que você mesmo. E foi assim, do começo ao fim.
Me considero uma pessoa de imensa sorte, por ter podido conviver esses seis dias com pessoas ótimas de coração aberto e dispostas a encontrar a melhor amiga de suas vidas.
No início ela pode parecer incomoda, dura e muitos chegam a dizer que ela não era amiga de ninguém; já no terceiro dia muitos acabam mudando de idéia e começam a se identificar com certos aspectos dela e a sentir estranhas mudanças.
Ter Ayurveda como amiga não é apenas se conhecer e encontrar caminhos, é também conhecer os outros a sua volta, como se pudesse ler seus pensamentos. Participamos e dividimos experiências e assuntos que em outros momentos não dividiríamos com ninguém, momentos íntimos e pensamentos escondidos.
Percebi que a Ayurveda te liberta de "regras" sociais justamente para que você compartilhe aquilo que guardava a 7 chaves, e no fim do dia você percebe que aquele segredo não era só seu, outros também o guardavam e sempre acaba em ridasa. A Ayurveda faz amigos de tal forma que, para ela não há barreira de idade, para ela não importa se você tem 26 ou 94!
Como é versátil essa Ayurveda, que mesmo tendo sido criada a milhares de anos atrás, ela pode ser tão moderna, que parece mesmo a "onda" do futuro!
Posso dizer que ela é apaixonante, é visível a paixão que nasce nas pessoas por ela, seus olhos chegam a brilhar e no sexto dia juram amor eterno à ela!
Mesmo parecendo um doce ela é contestadora e testa seus limites, te põe e provas de fogo, mas sempre, sempre te garante um prêmio. O prêmio? O conhecimento. Você termina o Panchakarma se conhecendo melhor, descobrindo forças que estavam escondidas, com mais amor a vida, mais rendição ao Absoluto, mais amor às outras pessoas, mais adoração pela ciência de vida.
Preciso dizer que todo esse amor só se torna possível pois a vida escolheu pessoas especiais para entregar a Ayurveda à nós. Sem essas pessoas de infinita admiração por ela e infinita vontade de fazer o bem, nada disso seria possível, falo com certeza, em nome de todos os 16 pacientes que estiveram passando por essa experiência comigo. Obrigada especial para Dr. José Ruguê, minha visão como filha é e sempre será de absoluta paixão, mas agradeço agora em nome da paciente (se é que tem como separar) que passou todos esses 6 dias no Suddha Sabha Yoga Ashram, por ter trazido até nós essa ciência que não há como não se identificar, muito obrigada.
Obrigada a Dra. Ananda Ruguê , que nas nossas rodinhas de bate papo foi adorada por todos pela dua delicadeza, calma e sabedoria. Obrigada a toda a equipe de terapeutas, que se pré dispôs a participar do renascimento de todos os pacientes, nos tratando com muito carinho. Obrigada a equipe do Ashram Margarethe e Ronaldo, a presença de vocês acalenta e conforta.  À Rose, André, Vilma e Lázara que trabalharam dia e noite sem tirar o sorriso do rosto.
Agradeço aos mentres, por ter tido a chance de viver esses momentos de pura emoção e amor ao lado de 15 pessoas especias de coração aberto e muito carinho. Vou sempre lembrar da mudança fenomenal no rosto de cada um de vocês e mais ainda da superação dos medos, angustias e preconceitos que tinham antes antes do Panchakarma, espero que tenham gostado e se apaixonado pela Ayurveda.
Namastê.

tumblr_l7oociyelJ1qcjw11o1_500.jpg

2 comentários:

  1. Também voltei apaixonada por essa ciência tão sábia! Um privilégio ter estado lá, muito aprendizado, muita cura e muita gratidão!

    com amor,
    Paula

    ResponderExcluir
  2. Entendo bem o que diz. Já passei por esse tratamento e assino em baixo cada palavra expressada. Os resultados são incríveis!
    Beijos
    Edilene

    ResponderExcluir