sexta-feira, 9 de maio de 2014

A figura materna e a figura Kapha

É impressão minha ou toda mãe parece ter características do dosha kapha? Principalmente depois que viram avós!
Quando pensamos em mãe, já nos vem aquela imagem de uma pessoa pacificadora, anfitriã, nutriz, paciente, são as primeiras a oferecerem aquela mão amiga, contadoras de histórias, com boa memória, enfim, são gentis e carinhosas! Espere! Estamos falando de mães ou de kaphas? Me perdi nas descrições! Assim como as mães, a natureza Kapha, é aquela que protege, apoia e mantêm tudo junto!
Bom, brincadeiras e comparações à parte, para o Dia das Mães, gostaríamos de homenagear todas as mães em nossas vidas. Isto, naturalmente, inclui a pessoa que nos deu a vida e nos nutriu desde a infância até a idade adulta. Também inclui outras figuras maternais em nossas vidas, e depois há a Mãe Terra ou Mãe Natureza, que tão amorosamente e graciosamente fornece para nós e sustenta toda a nossa vida. Finalmente, há a Mãe Divina, o aspecto do Divino, de onde toda a criação brota.

Na cultura védica, a partir do qual surge Ayurveda, a mulher desempenha um papel vital e essencial na sociedade. Mulheres são consideradas as portadoras da cultura e as guardiãs da fibra moral da sociedade. Como mães, as mulheres são as professoras primárias para uma criança durante a infância. Estas instruções não são apenas o ABC do alfabeto, mas também o ABC da vida. Compaixão, segurança, habilidades sociais adequadas, doação e partilha, justiça, paciência e bondade, estas são as habilidades que uma mãe ensina tanto diretamente como através do exemplo, que ajudam as crianças a florescerem. Uma mulher lembra o recém-nascido que veio para esta vida para servir a vontade divina, e viver uma vida que viaja na estrada para a verdade e a luz.


Para estas mães e figuras maternas em nossas vidas, nós oferecemos a nossa gratidão e respeito.Não há dúvida de que elas deram tudo de si mesmos e nos forneceu uma base a partir do qual cada um de nós pode crescer. Elas nos deram conselhos e orientações da melhor forma. Elas nos ensinaram a diferença entre o certo e o errado, para que pudéssemos começar a tomar decisões por nós mesmos. E depois elas nos ensinaram que o mundo não é tão preto e branco, e que devemos também aprender a pensar, para que pudéssemos resolver nossos próprios problemas.

Aproveitar este momento para lembrar a Mãe Terra e a Mãe Natureza. Como Madre Teresa nos lembra, a Mãe Natureza funciona em silêncio, sem expectativa de nada em troca. Quando nos envolvemos na rotina e agitação diária, nos esquecemos de que não poderia sobreviver sem os recursos naturais que nos sustentam e alimentam-nos todos os dias.


Finalmente, aproveitar esta oportunidade para lembrar a sua conexão com a Mãe Divina, o aspecto criativo e estimulante do Divino. É a partir dessa energia criativa que existe todo esse universo. Se você precisa do conforto do colo de uma mãe a compreensão, a inspiração de uma força criativa, o cultivo de um paciente e natureza compassiva, ou uma compreensão da interconectividade de toda a criação, olhar para a Mãe Divina como seu guia. Esta é a sua melhor fonte de amor, alimento e energia. E esta ligação está aí para ser vivida através de uma variedade de meios, incluindo o tradicional, como meditação e yoga, e também através das artes, como música, devoção e arte.


Feliz dia das mães com honra e reverência ♥

"Deus não poderia estar em toda parte, por isso ele criou as mães."
- Provérbio judaico

Nenhum comentário:

Postar um comentário