Segundo o Ayurveda, o mais antigo sistema de saúde do mundo, somos o microcosmo que reflete o macrocosmo, e devemos adaptar a nossa rotina às variações climáticas e sazonais, pois elas exercem grande influência sobre nosso organismo.
Os períodos intersazonais são chamados de rutu sandhi, expressão em sânscrito que correspondem aos 7 dias finais e iniciais das estações. Neste intervalo, o regime alimentar correspondente à estação anterior deve ser descontinuado gradativamente, dando lugar ao novo regime a ser adotado. A descontinuação repentina ou a brusca adoção de uma nova dieta pode provocar o surgimento de desequilíbrios, decorrentes da não adaptação à mudança de hábito (asatmya). Por outro lado, a permanência no mesmo hábito alimentar, indiferente às variações sazonais, pode gerar o agravamento dos biotipos ou doshas (Vata, Pita e Kapha), pela incompatibilidade da dieta com o clima vigente.
O inverno de São Paulo é predominantemente frio e seco, apesar de ensolarado. Essa combinação de atributos tende a acumular a energia Kapha (letargia), agravar a energia Vata (instabilidade) e aliviar a energia Pitta (calor, intensidade). Os desequilíbrios se manifestam por meio de sintomas como: constipação, asma e tosse seca, pele excessivamente ressecada e áspera, aumento de gases intestinais e distensão abdominal, palidez, dor e constrição do esôfago, diminuição da fome, digestão lenta e difícil, ressecamento das fezes, emagrecimento excessivo ou dificuldade de ganhar peso, falta de entusiasmo, tremores, apatia, insônia ou sono excessivo, náusea, letargia, perda do desejo.
A dieta é uma ferramenta importantíssima para reequilibrar o sistema tridosha quando este é afetado pelas variações climáticas.
Em jejum, beba uma xícara de água morna com gotas de limão (menos de ¼ de limão pequeno) com mel ou açúcar mascavo;
Evite excesso de açúcar e alimentos doces, alimentos crus (se não resistir à salada, use um molho quente ou refogue os vegetais);
Abandone alimentos gelados, requentados e oleosos;
Evite o uso excessivo de sal;
Beba líquidos adequadamente (aprox. 1,5 l por dia);
Experimente novos sabores de chás herbais quentes;
Evite “beliscar” entre as refeições;
Dieta nutritiva e leve incluindo legumes cozidos no vapor, cereais integrais como o arroz, trigo ou aveia, legumes refogados, frutos fortificantes, ghee (manteiga clarificada), feijões (temperados com especiarias quentes e picantes como o louro, cominho e pimenta do reino) e tenha moderação com os laticínios;
Se perceber falta de apetite, pode ingerir chutneys ou gengibre em conserva antes das refeições;
Use a sua criatividade e intuição para inovar o cardápio incluindo as especiarias abaixo:
Ajwain, alho e cebola cozidos, assafétida, canela, gengibre, cardamomo, coentro, cominho, erva-doce, feno grego, gergelim, hortelã, manjerona, mostarda, pimenta do reino, salsa, sálvia, orégano e tomilho. Chás: alecrim, anis estrelado, canela, cardamomo, capim limão, gengibre, ginseng, manjericão, noz moscada.
RECEITA AQUECEDORA
Quentão de uva com especiarias
1 copo de suco de uva
2 copos de água
1 pedaço de 3 cm de gengibre fresco
3 favas de cardamomo
Ferver a água e o gengibre. Mantendo o fogo aceso adicione o cardamomo, deixando ferver por mais 3 minutos. Desligue o fogo, adicione o suco, tampe a panela e aguarde 5 minutos. Coe e sirva morno. Não precisa adoçar.
Para encontrar as especiarias e produtos acima acesse a página www.kalayasapradhata.com e faça suas compras!
Dicas de bem-estar durante a estação:
Além da dieta, a rotina deve ser observada e adaptada à nova temporada:
Não se exponha ao frio, mantenha-se agasalhado confortavelmente;
Auto-massageie o corpo com óleo apropriado, se submeta a massagens revigorantes em ambiente aquecido (óleo de gergelim para Vata e de girassol para Pitta e Kapha);
Faça sauna (moderadamente), seguida de banho morno;
Pratique exercícios, de preferência sob sol moderado;
Faça alguma atividade física à noite, antes de se deitar, e durma adequadamente, evitando excesso de estímulo à noite (como assistir à TV no quarto). Levante-se cedo;
Use roupas de cores quentes como laranja e vermelho e evite as excessivamente frias como o azul.
Post by Marise Berg - Terapeuta e Culinarista Ayurvedica, graduanda em Nutrição, com especialização em Alimentação Natural e Rasayana (rejuvenescimento). Responsável por Ayurvédicamente e Prãna Spa Ayurvédico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário