segunda-feira, 16 de julho de 2012

Dica para a semana... ou seria para a vida? Agni.

A digestão é o principal para a saúde, pois uma boa digestão nutre o corpo. Agni é o nosso fogo digestivo (metabolismo) que é responsável por processar e absorver os alimentos que comemos. Dependendo da força do nosso agni individual, cada pessoa é capaz de digerir certos alimentos melhores do que outros. Então, ao invés, "Você é o que você come", Ayurveda diz: "Você é o que digerir."
Podemos comer o que quisermos, mas se não digeri-lo corretamente, estaremos no caminho para a obtenção de algum tipo de doença. Agni é o fogo em nosso sistema digestivo e quando não alimento adequadamente, ele pode ficar muito quente, ou não suficientemente quente. Em ambos os casos, um mau agni leva a criação de Ama.
Ama é alimento não digerido ( tóxico!) E é responsável por 90% de todas as doenças. Ama é o que não foi eliminado e nem absorvido no processo da digestão, podendo ser também pensamentos, sentimentos, emoções e percepções mal digeridas, cada um desses processos são eventos bioquímicos que influencia as células, tecidos e órgãos.
http://journeyintoyoursoul.wordpress.com


Sabendo disso, temos algumas dicas para manter o Agni sempre bom:






• Café da manhã - Pequeno. Nosso agni é pequeno na parte da manhã . Devemos ter um café da manhã não tão pesado, para acender o fogo pouco a pouco porque, se comer muito, vamos silenciar-lo.

• Almoço - Grande. O Agni é mais forte ao meio-dia, de modo que o almoço deve ser a maior refeição do dia. Faz sentido porque agni refere-se ao sol. É tudo sobre a natureza ... quando o dia está quente, assim estamos nós, então vamos usar a natureza a nosso favor!

• Jantar - Pequeno. O sol está se pondo e agni segue o exemplo, se preparando para o sono. Se seguirmos o esquema de comer um grande almoço, não estará morrendo de fome no jantar.

• Coma com paz de espírito. Se a nossa mente está focada em outro lugar (almoçando enquanto trabalha), não estamos presentes ou conscientes do que estamos colocando em nossos corpos. Isso é perder 1/2  da qualidade da digestão ali!

• Especiarias. Usar especiarias dependendo Constituição para aumentar o fogo digestivo.

• Menos Água. Não beba muita água durante a refeição. Um pouco de água é necessário, mas muito vai apagar o fogo. Beba água cerca de uma hora após a refeição.

• As fome. Espere até que haja fome real antes de comer a próxima refeição.

Um comentário: